BlackRock, Vanguard, Retenção Indirecta de Bitcoin Através do Investimento MicroStrategy

no image avaiable

A gigante de investimento BlackRock, de 89 mil milhões de dólares, detém agora indirectamente a Bitcoin, depois de a MicroStrategy ter adquirido 21.454 Bitcoin esta semana.

No início desta semana, os touros Crypto Trader (BTC) e os investidores de criptografia ficaram entusiasmados com a notícia de que a MicroStrategy, uma empresa de business intelligence cotada na Nasdaq no valor de 1,2 mil milhões de dólares, tinha adoptado formalmente a Bitcoin como o seu principal activo de reserva ao comprar 21.454 BTC (250 milhões de dólares).

Isso levou a maioria dos principais analistas de criptografia e gente da indústria a postar declarações em alta no Twitter e para muitos isso confirmou sua crença de que a Bitcoin está nos estágios iniciais de um mercado de touro.

Embora esta notícia seja emocionante e um forte sinal de que a adoção institucional da moeda criptográfica continua a ocorrer, há notícias ainda melhores. BlackRock, o gigante de investimento de 89 bilhões de dólares, é o maior acionista da MicroStrategy.

De acordo com dados da CNN Business, a BlackRock Fund Advisors detém uma participação de 15,24% na MicroStrategy. Isto significa que a recente aquisição da MicroStrategy dá à BlackRock exposição indirecta à Bitcoin, a empresa transformou-se essencialmente numa „jogada Bitcoin negociada publicamente“.

MicroStrategy prevê um dólar em enfraquecimento

Em uma declaração oficial, a MicroStrategy disse que estava adotando o Bitcoin como um „ativo primário de reserva de tesouraria“ e o CEO Michael J. Saylor reconheceu que o Bitcoin poderia ser potencialmente superior ao dinheiro.

Saylor disse:

„Desde a sua criação, há mais de uma década, a Bitcoin surgiu como uma adição significativa ao sistema financeiro global, com características que são úteis tanto para indivíduos como para instituições. A MicroStrategy reconheceu a Bitcoin como um activo de investimento legítimo que pode ser superior a dinheiro e, consequentemente, fez da Bitcoin a principal participação na sua estratégia de reservas de tesouraria“.

A compra torna-se ainda mais interessante quando se consideram os comentários anteriores tanto da Saylor como dos estrategas da BlackRock feitos sobre a Bitcoin.

Em fevereiro de 2018, em conversa com a CNBC, Richard Turnill, estrategista global de investimentos da BlackRock, disse:

„Vemos as moedas criptográficas potencialmente a serem mais usadas no futuro, à medida que os mercados amadurecem. No entanto, por enquanto, acreditamos que elas só devem ser consideradas por aqueles que conseguem suportar perdas potencialmente completas“.

Na época, Turnill expôs alguns fatores que poderiam ajudar a bóia Bitcoin no longo prazo. Ele também enfatizou que um marco regulatório global sobre as moedas criptográficas poderia potencialmente ajudar o crescimento dos ativos criptográficos.

Desde então, o Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) no âmbito do G7 estabeleceu um quadro regulamentar unificado para as moedas criptográficas. A maioria dos principais países da Ásia, Europa e EUA também adotaram políticas mais claras em relação às moedas criptográficas.

Saylor, que esta semana expressou seu otimismo sobre a trajetória de longo prazo do Bitcoin, teve uma perspectiva ainda mais crítica em 2013, quando disse:

„Os dias do Bitcoin estão contados. Parece ser apenas uma questão de tempo até que sofra o mesmo destino que o jogo online“.

As percepções de Bitcoin estão a mudar…

Empresas que antes rejeitavam o Bitcoin estão agora começando a se aquecer para as moedas criptográficas. Por exemplo, o JPMorgan informou ter aceito as trocas de Bitcoin Coinbase e Gemini como clientes em maio.

Changpeng Zhao, o CEO da Binance, disse:

„Empresa inteligente de capital aberto compra $250.000.000 de bitcoin, como um ativo porto seguro. Dinheiro de estímulo que flui de Wall Street para o bitcoin. Você está na frente ou atrás deles?“

Esta tendência de mudança na indústria de moedas criptográficas destaca a crescente maturidade da Bitcoin e o seu crescimento como uma reserva de valor.